Santuário Nossa Senhora da Agonia – Itajubá, MG

De passagem por Itajubá?
Então precisa conhecer o Santuário dedicado à Nossa Senhora da Agonia, um local Santo e que transforma o nosso coração e a nossa alma cada vez que lá estamos.

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-100

Aqui resumo um pouco a história do Santuário e para saber mais é só clicar aqui.

“A edificação do templo encontra-se fundamentada na devoção portuguesa à Nossa Senhora da Agonia, e já conseguiu atingir uma representatividade significativa, não só local, mas em todo o nosso Brasil. É frequentado o ano inteiro por muitos peregrinos, e nos dias da festa de sua padroeira um grande número de fiéis sobe a montanha para participar dos festejos.

O início da atual comunidade Nossa Senhora da Agonia se deu em agosto de 1990, quando seus primeiros membros se interessaram em construir um templo no bairro Pinheirinho, onde residia grande parte desses fiéis. Não demorou muito, e logo receberam com muita alegria a notícia de que um senhor português, chamado Antônio de Lima Costa, radicado no Brasil há muitos anos, estava querendo doar um terreno no alto de uma colina, para que nela se construísse um templo.

A doação do terreno foi feita, e perguntado ao Sr. Antônio se havia algum padroeiro escolhido por ele ou por sua família, ele respondeu: “É a SENHORA DA AGONIA. Já mandei entalhar sua imagem em Portugal”. O título sugerido não era do conhecimento de ninguém da comunidade, com exceção do doador do terreno e sua família. Este título surgiu em Portugal por volta de 1700. O Sr. Costa era muito devoto da Senhora da Agonia, e logo após a doação, ele faleceu.

No ano de 2000, além da obra do Santuário, iniciou-se também a edificação de uma cobertura ao lado da estrutura de concreto do santuário, no sentido de dar um pouco mais de conforto para as pessoas durante as nossas celebrações no alto da colina, que passaram a ser mais frequentes. À esta cobertura foi dado o nome de Rincão de São José. A comunidade viveu vários momentos que deixaram marcas. Um deles, foi em Junho de 2003 quando a cruz luminosa foi colocada no seu devido lugar e para comemorar a inauguração da cruz luminosa foi realizada uma Missa no piso superior  do Santuário. No dia 31 de maio de 2005, aconteceu a celebração da “Benção do Manto de Nossa Senhora”, nome escolhido para designar o revestimento em vidro da estrutura do Santuário. Não demorou muito e, ambos, Capela do Santíssimo e trono de Nossa Senhora já estavam prontos.

Durante todo o ano o Santuário Nossa Senhora da Agonia acolhe romarias e visitantes de diversas partes deste nosso Brasil, fato que pode ser comprovado pelos diversos registros nos livros de visitas com assinaturas.”

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-101

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-103

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-104

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-105

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-106

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-108

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-109

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-110

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-110a  grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-111

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-113

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-114

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-115

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-116

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-117

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-118

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-121 grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-122

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-124

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-123

grazi_nilo_fotografia_batizado_santuário_nossa_senhora_agonia_itajubá-125

O Santuário está localizado na Rua Projetada, S/N – Bairro Nossa Senhora da Agonia – CEP 37500-970 – Itajubá / MG (próximo ao Campus da Unifei). Acompanhe o Facebook do Santuário clicando aqui.

… que Nossa Senhora da Agonia nos abençoe hoje e sempre. AMÉM!

Deixe seu comentário